20/07/11

BEACH RUGBY - AQUAPOLIS ABRANTES 2011


Realizou-se este Sábado o torneio de Beach Rugby em Abrantes com a participação de quatro equipas no escalão senior o ABRANTES RUGBY CLUBE, RUGBY A.A.TOMAR, RUGBY CLUBE DE OEIRAS e o RUGBY VILA DA MOITA em simultâneo decorreu um torneio de Touch Rugby entre três equipas do escalão Sub 14 do ABRANTES R.C., R.A.A.TOMAR e R.V.MOITA.

Para nós seria a primeira vez que iríamos disputar um torneio de praia, além disso, com regras de Touch Rugby que não estamos habituados a jogar a não ser nos treinos com várias condicionantes próprias duma sessão de trabalho onde tentamos dirigir o jogo consoante o que estivemos a treinar anteriormente.

No entanto houve o cuidado de inteirar-me sobre as regras mas que na prática não valeu de muito, pois aparentemente existem várias interpretações, por exemplo, segundo o que li na regulamentação da FIT (Federação Internacional de Touch Rugby) sempre que ocorre um toque o jogador tocado deve colocar a bola no chão no local exacto onde foi tocado e outro jogador (o apoio mais próximo), vai levantá-la do solo e passá-la, este jogador funciona como o médio de formação.

Esta situação não se passou pois o apoio em vez de executar um passe simplesmente avançava o que originava foras de jogo consecutivos beneficiando claramente o ataque, assim como outras situações que o regulamento prevê tais como a equipa que ataca perde imediatamente a posse da bola quando a bola cai no chão; o formação é tocado enquanto está na posse da bola; o formação “marca” um ensaio; o jogador é tocado e, mesmo assim, passa a bola (touch & pass); há demora excessiva do reinício da jogada; má-conduta em campo e outras mais.

Estas são as regras para um jogo de Touch Rugby num campo com as dimensões normais o que torna realmente num jogo excelente para transmitir os principios de jogo aos jovens, mas numa situação particular como é o Beach talvez deveriam ter sido adaptadas as regras de forma a não se tornar confuso para os míudos que habitualmente não jogam esta forma de rugby.
Mas fica o excelente trabalho que a equipa de arbitragem fez ao tentar explicar aos atletas as regras e conseguindo levar até ao fim os jogos que estavam previstos dentro da normalidade, um agradecimento também para a orgnização pelo convite que proporcinou um dia de rugby diferente a todos os presentes.

Em relação aos jogos disputados pelos Sub 14 fizeram o primeiro jogo com o Rugby A.A.Tomar numa primeira parte de touch rugby e a pedido dos de Tomar que tal como nós não se sentiam à vontade em jogar touch realizou-se uma segunda parte com placagem o que tornou a jogo mais interessante com várias jogadas e placagens de ambas as partes de bonito efeito. A vitória sorriu aos da Moita mas valeu a pena, obrigado Tomar.
Após algum tempo de descanço seguiu-se o jogo da equipa da casa o Abrantes que com conhecimento desta forma de jogar conseguiu levar de vencida a equipa de Tomar.
O jogo do Abrantes com o RVM foi mais equilibrado pois o touch não é realmente a nossa praia, mas serviu para aprender-mos como eles jogavam, com a tal alteração à regra que tanto nós como os rapazes de Tomar não conseguimos interiorizar, pois para nós não estava claro que o apoio pudesse sair em frente após o toque em vez de passar a bola obrigando-nos a recuar por fora de jogo pois era impossivel os nossos atletas recuarem 5 metros, este jogo terminou com um empate o que levou a disputarmos um segundo jogo com a equipa da casa para a final.

Já com a lição estudada e como diz o ditado “se não os pudemos vencer, junta-te a eles”, os moços da Moita jogaram com as mesmas regras numa clara demonstração de uma rápida adaptação a um cenário novo vencendo assim o Torneio.
Parabéns a todos os jogadores do Rugby Vila da Moita que mais uma vez souberam ter um espirito de sacrificio e um sentido de equipa que me deixa orgulhoso por os treinar.

No torneio de seniores mais uma vez o R.V.M. obteve o terceiro lugar conquistando o prémio Aquapolis tendo o Oeiras vencido a competição.

O próximo é na Ericeira em Agosto vamos ver se conseguimos juntar a malta até lá, Boas Férias.

1 comentário:

  1. Boas,
    Excelente iniciativa. Se quiserem mais info aobre o Touch podem entrar em contacto ou ir ao site da FPR ou ao Facebook. Neste momento há uma liga nacional de Touch Rugby e jogos frequentes com as regra da FIT.
    O touch rugby é realmente um jogo expectacular para todos(as) as idades e sexos...
    Abraço
    António Abreu
    https://www.facebook.com/home.php#!/group.php?gid=218442435021

    ResponderEliminar