22/07/11

Mitos: Escola de Rugby

Uma forma pouco ortodoxa de "recrutar" jogadores...

Desenho do blog: Con H de blog


O termo "mito" é, por vezes, utilizado de forma pejorativa para se referir às crenças comuns (consideradas sem fundamento objetivo ou científico, e vistas apenas como histórias de diversas comunidades), no entanto, até acontecimentos históricos se podem transformar em mitos, se adquirem uma determinada carga simbólica para uma dada cultura.
Na maioria das vezes, o termo refere-se especificamente aos relatos populares que são transmitidos de geração em geração, e o Rugby não é imune a estes mitos pelo contrário está associado à violência, sem regras e conflituoso, sem sentido.



Em tempos houve alguém que disse “O Rugby é um jogo de brutos jogado por cavalheiros o Futebol é um jogo de cavalheiros jogado por brutos”, pois quem conhece um pouco da modalidade sabe que no rugby existem regras que protegem a intregridade fisíca do jogador, é certo que se trata de um jogo com contacto, mas ao contrário de outras modalidades no rugby as regras foram sempre evoluindo com intuito de alcançar o jogo disciplinado e correcto que todos podemos ver actualmente, também só assim seria possivel jogar doutra forma era uma batalha campal.
Para além da disciplina que um jogador de rugby deverá ter, existe um factor muito importante e inibidor de actos menos próprios em campo que tantas vezes vemos noutras modalidades que são as severas punições para casos de conduta imprópria.

Num jogo de rugby não se discute com o arbitro, és penalizado, a tua equipa recua 10 metros continuam a discutir são mais 10 metros, não aprendestes cartão amarelo 10 minutos no banco para refrescares as idéias, quem fica penalizado não és tu é a tua equipa, de certeza que vais pensar de outra forma quando entrares em campo (se entrares).
Punições por agressão são da mesma forma penalizadas, cartão amarelo (“Sin Bin” 10 min. no banco), dependendo do tipo de agressão pode ser vermelho directo; pode haver intervenção dos fiscais de linha caso o arbitro não veja; por imagens televisivas durante ou mesmo após o jogo ter terminado, em suma, existe uma conduta e um código no rugby que por norma todos os intervenientes tentam cumprir.

O que é a Conduta, não é mais que uma manifestação de comportamento do indivíduo, esta pode ser boa ou má, dependendo do código moral, ético do grupo onde aquele se encontra.
O Código do rugby é o que se espera de qualquer pessoa envolvida no rugby, seja como jogador, treinador, árbitro, dirigente, pai, espectador, ou seja, que cumpra com os valores do nosso desporto que são:


ESPÍRITO DE EQUIPA
RESPEITO
DIVERTIMENTO
DISCIPLINA
DESPORTIVISMO
Jogar para ganhar – mas não a qualquer preço
Ganhar com dignidade, perder com elegância
Cumprir as Leis e regulamentos do jogo
Respeitar adversários, árbitros e todos os participantes
Rejeitar batota, racismo, violência e drogas
Valorizar voluntários bem como os agentes profissionais
Divertir-se com o jogo


ISTO É RUGBY.
Como vais saber o que é a vida se nunca jogaste rugby.


Experimenta...

Sem comentários:

Enviar um comentário