14/07/11

Final da época

Último treino da época de 2010/2011, chega assim ao fim mais um ano de trabalho à frente da equipa de Sub 14, altura ideal para fazer uma retrospecção daquilo que tivemos de bom e de mau, o que podemos melhorar, onde queremos chegar no futuro.

A nível colectivo, para mim como treinador, foi gratificante ter trabalhado com estes jovens que gostam de aprender, humildes e vencedores pois durante a época conseguiram manter um nível competitivo elevado a tal ponto que obtiveram por duas vezes o 2º lugar nos Torneios de 7’s onde participaram, os resultados foram NOTÁVEIS e vieram comprovar que o sucesso passa pela capacidade de conviver com os princípios de cooperação, amizade, competitividade, eficácia, confiança, em suma, conseguimos actuar de forma coordenada.
Manifesto por isso o meu apreço a todos os jogadores, pelo empenho e elevado sentido de responsabilidade colectiva com que se distinguiram, esse feito só foi possível com o enorme esforço, dinamismo e elevado espírito de equipa de todos permitindo-nos assim de forma clara e expressiva um resultado de cumprimento dos objectivos.

A nível particular foi também um ano recheado de desafios e muito compensatório, depois de alguns problemas de saúde que afectaram o início da época, consegui ultrapassar alguns “fantasmas”(nem tudo o que se enfrenta pode ser modificado, mas nada pode ser modificado enquanto não for enfrentado), e assim foi mergulhei de cabeça no curso de Treinadores Nível 2 e só Deus e eu sabemos o que custou passado um mês de sair do hospital entrar numa sala repleta de formandos e formadores, mas a palavra desistir não faz parte do meu vocabulário e por entre sessões em que me tinha que agarrar literalmente á cadeira e cerrar os dentes cheguei ao fim do curso.

Para minha surpresa, fui convidado pela Associação de Rugby do Sul para fazer parte da equipa técnica da ARS – Sub 14 o que me permitiu acompanhar os estágios de aperfeiçoamento, os estágios regionais e nacionais, participar na convocatória dos atletas, na elaboração dos planos de treino, enfim uma experiência enriquecedora para a qual agradeço aos responsáveis, Prof. Henrique Garcia da FPR, Prof. Mário Pato, Prof. João Moura em especial pelo convite e a todos os elementos da ARS com os quais “trabalhei”, foi um excelente desafio que culminou, mais uma vez para surpresa minha, com a distinção de “Treinador do Ano ARS – Sub 14” entregue no estágio das selecções na Anadia.

Podem contar comigo sempre para continuar a transmitir os valores, a disciplina e o espírito do rugby aos atletas, promover a formação dos jovens e melhorar as suas capacidades técnicas e tácticas, pois se há algo que me deixa particularmente orgulhoso é ver ser aplicado aquilo que treinamos tal como ilustra esta imagem de dois jovens do Rugby Vila da Moita em perfeita sincronia num movimento de contra ataque, onde ambos olham em frente na procura dos espaços.Existe assim um sentimento de missão cumprida, não pelos prémios obtidos ou vitórias, mas sim por objectivos atingidos, pois o valor do Ser humano não é medido segundo aquilo que tem, mas sim segundo aquilo que ele é.

Sem comentários:

Enviar um comentário