01/07/11

Estágio Nacional Sub-14 - Anadia 2011



Decorreu nos dias 27, 28 e 29 de Junho o Estágio das Selecções Regionais (Norte, Centro e Sul), na Anadia.
Foram 80 atletas de todo o país, inclusive 4 do sexo feminino, e 12 treinadores que foram convocados para este Estágio “que junta atletas do norte a sul do País, já que se pretende que seja o culminar da época desportiva dos Sub-14”, defende o Prof. Rui Carvoeira do Comité Regional de Rugby do Centro.

No primeiro dia os atletas experimentaram jogar Tag Rugby. Apesar da ausência das placagens os atletas estiveram entusiasmados em praticar esta vertente da modalidade. “Para mim jogar Tag Rugby foi uma experiência nova e muito interessante já que temos de estar sempre em comunicação com os colegas de equipa” afirmou o jovem atleta João Francisco, “é um jogo muito rápido…é incrível” acrescenta José Sarmento. Apesar de não se ter rendido ao Tag Rugby, o Adilson disputou os jogos com todo o empenho.

À noite tiveram oportunidade de assistir a uma palestra do ex-internacional Joaquim Ferreira que, além de reforçar a importância destas actividades para a formação dos atletas, deixou um conselho aos mais jovens: “É preciso ter muita humildade, abdicar de algumas coisas para se chegar o mais longe possível. É necessário, acima de tudo, que se divirtam”.

Na 3ª Feira o treino da manhã foi dedicado aos skills com várias estações onde foi possível trabalhar skills diferentes em cada uma delas (Libertação da bola em contacto, jogo ao pé, offload e tomada de decisão). À Tarde, o treino incidiu sobre o turnover, contra-ataque, jogo condicionado e diversos aspectos da defesa.

Houve, ainda, oportunidade para fazer uma visita ao museu do Vinho, tão característico da região da Bairrada. Este Estágio foi bastante importante para os atletas das várias regiões do país se conhecerem melhor e evoluírem. Foi, ainda, essencial para os treinadores já que o facto de juntar aqui alguns, permitiu a troca de ideias entre nós” defende o treinador Murray Cox.

“Este é o primeiro estágio nacional e o início de um longo percurso ate chegar a Lobo. Foi durante este estágio que lhes foi dado a conhecer o percurso que os espera para atingir a alta competição. Tal como estes, muitos outros atletas passaram por este plano de formação e fazem hoje parte das Selecções Nacionais, como o Francisco Vieira de Almeida, Vasco Fragoso Mendes, José Lima, José Leal da Costa, entre outros ”afirma o Director de Desenvolvimento da FPR Prof. Henrique Garcia

“Este estágio permitiu-me evoluir tecnicamente e ser treinado pelos melhores ” afirma o atleta Nuno Carvalho. “Aqui aprendo a trabalhar em equipa e os rapazes tratam-me como se fosse um deles” reforça a Beatriz do Comité Regional do Centro
No último dia, os jovens atletas competiram entre si num Torneio entre as Selecções Regionais. A equipa vencedora foi a ARS (roxa) que venceu a ARS (Branca) por 20-10.
A Arbitragem ficou a cargo dos Árbitros Ricardo Russo, Tiago Palma, Vasco Couceiro e Tiago Azevedo.

Na entrega dos prémios marcaram presença o Vice-Presidente da FPR José Luís Paulo, o Pres. Do CRRC Tiago Gonçalves e o Director Técnico Regional do Sul Prof. Mário Pato.
Foram entregues, ainda, os prémios de melhor jogador de cada Associação Regional: Jorge Abecassis (ARS), Manuel Picão (CRRC) e Pedro Terleira (ARN) e de melhor Treinador: Renato Rodrigues (ARN), Murray Cox (CRRC), António Pereira (ARS).

CLASSIFICAÇÃO:
1º ARS (Roxa)
2º ARS (Branca)
3º ARN
4º CRRC

RESULTADOS:
ARN 0 X ARS (Roxa) 40
CRRC 10 X ARS (Branca) 25
ARN 15 X CRRC 10
ARS (Roxa) 20 X ARS (Branca) 10

Um agradecimento à Escola Básica 2,3 da Anadia e à Câmara Municipal da Anadia pela disponibilidade das suas instalações e, ainda, à Fisioterapeuta Ana Delgado pelo seu empenho e dedicação.

Fonte: Site ARS
Foto: Eduardo Raynoch

Sem comentários:

Enviar um comentário