03/05/11

Che Guevara também jogou Rugby


Podemos dizer que existe uma revolução no rugby da Argentina e que teve um dos seus momentos mais altos ao derrubar a ordem mundial existente no Campeonato do Mundo de Rugby de 2007, alcançando o melhor resultado de sempre, o terceiro lugar, após derrotarem a França por 34-10.
Em 2009, os Pumas foram convidados pela SANZAR a fazer parte do torneio das 3 nações a partir de 2012 passando este a ter a designação de 4 nações.

Mas talvez o que poucos sabem e pode vir a ser uma surpresa para alguns é que o revolucionário mais célebre de todos os tempos era um entusiasta do rugby e obstinado jogador em Buenos Aries, tendo sido mesmo, um dos primeiros jornalistas rugby no seu país.
O conhecido rosto que estampa t-shirt’s, bandeiras, também esteve dentro das quatro linhas, Ernesto Guevara de la Serna foi um atleta persistente, biografias relatam que Che, apesar de ser asmático (ou por ser asmático?) foi um bom nadador, um excelente jogador de golfe, praticou esgrima, patinagem, equitação, boxe, pelota basca, ténis e rugby, uma proeza para um miúdo doente.

Portador de asma crônico desde o seu nascimento, o seu pai enviou-o para Córdoba aos 14 anos, em 1942. Local de ar puro e de clima fresco para tratar da doença, e onde acabaria sendo mordido pelo “bichinho do rugby”.
Começou a jogar rugby no Club Estudiantes, com seu irmão Roberto e seu amigo Alberto Granado. Jogava como médio de formação, no entanto, passou para asa, por fazer placagens “devastadoras”.
Antes de completar 20 anos, Che passou também pelo San Isidro Club, Ypora Rugby Club e Polo Club Atalaya.
Do San Isidro, teria saído após seu pai, Ernesto Guevara Lynch, solicitar ao presidente do clube que não permitisse que seu filho continuasse a jogar, pois estava ao mesmo tempo admirado e preocupado ao ver o jovem Ernesto praticar um desporto tão “cansativo e violento”, mas o espírito combativo do seu filho falou mais alto:
"Eu amo o rugby. E mesmo que ele me mate um dia, vou continuar feliz por ter jogado.", a partir dessa data o seu pai não mais interferiu.
Durante as partidas um amigo corria desesperadamente ao lado do campo com a bomba para fazer as suas inalações, naquela época não eram permitidas as substituições.
A primeira equipa de Che foi o Estudiantes nesta foto é o primeiro a contar da esquerda na fila debaixo.

Mas o revolucionário mais famoso do mundo não apenas jogava rugby, como também escrevia sobre a modalidade. Com seus irmãos e amigos, em 1950, aos 22 anos, lançou uma revista semanal de rugby, chamada “Tackle".

Assinava os artigos com o apelido de “Chang-Cho”.
A revista semanal durou apenas três meses, entre Maio e Julho de 1951 e hoje são raros os exemplares nas casas de antiguidades.
Foram apenas 11 edições publicadas, mas que lhe renderam o passaporte para cobrir os II Jogos Pan-americanos em 1955 no México, pela agência de noticias América Latina.
Em um dos seus artigos, Che pedia mais atenção para o rugby na Argentina.

“Não se pretende que haja um campo de rugby para cada argentino, mas pensamos que poderiam ser criados clubes cuja actividade principal fosse o rugby, para que este deixasse de ser um desporto secundário. Se fizer isso, a Argentina poderá ter um lugar na hierarquia internacional”.

O desejo de Guevara hoje é uma realidade sólida no seu país, enquanto que em Portugal ainda não passa de um sonho, apesar de todos os esforços que se têm feito principalmente na formação tanto de dirigentes, treinadores e jogadores que começa agora a dar os seus frutos.

Mais tarde Guevara partiu para descobrir o mundo - um mundo que acabou por querer mudar – com o seu companheiro de rugby e de medicina, Alberto Granado numa moto Norton 500cc de 1939, chamada La Poderosa.
Com o tempo, Ernesto escreveu para o seu pai que foi graças ao rugby que ele conseguiu enfrentar os momentos mais difíceis em Sierra Maestra (centro de operações da guerrilha na revolução).

Curiosamente a ligação ao rugby perdurou, Granado, um eminente bioquímico e exímio médio de formação, foi declarado padrinho do Rugby Cubano, sendo o impulsor da associação cubana criada em 1996.
Che Guevara foi um confesso amante do rugby, a revolução que ele defendia, nas suas paginas da Tackle, viraram realidade na Argentina, já a sua revolução por um mundo melhor ficou inconclusa, mas o rugby, através dos seus valores próprios, continua a lutar por formar melhores cidadãos.

Fonte: “The Telegraph” By Brendan Gallagher
Tradução: APereira

Sem comentários:

Enviar um comentário