26/07/10

Relatório de actividades 2009/2010

Agora que estão todos (ou a maior parte) a "banhos"...
Aqui fica um pequeno resumo referente á época passada 2009/2010, o terceiro ano de actividade "Rubística" do RVM.
O 3º ano das actividades do Rugby Vila da Moita caracterizou-se pela consolidação desportiva iniciada nos anos anteriores e por uma melhor consciencialização do projecto que se iniciou em 2007.

Mantivemos o nº de equipas da época anterior, tendo no entanto, deixado de existir a equipa feminina, compensada em parte pelo aparecimento da equipa de Sub 18.
Também o nº de atletas foi similar á época transacta, 105 atletas, o que representa um crescimento da população masculina, em comparação com a forte queda da população feminina, que se tornou residual.
Esta época o RVM esteve representado com atletas seus, nas selecções Regionais e Nacionais de Sub 14, Sub 16 e Seniores, o que por si só traz um enorme prestigio a este jovem clube: no total 11 atletas foram chamados aos trabalhos das diferentes selecções: 4 nos sub 14, 4 nos sub 16 e 3 nos seniores.
No total da época as diferentes equipas do RVM participaram em 108 jogos de Rugby.
Para consolidar o projecto, 5 membros do Clube tiveram formação na área do dirigismo desportivo, dando expressão á nova Lei de Bases do Desporto, 4 elementos tiveram formação de Treinadores de 1º grau, e 2 elementos fizeram a sua formação em cursos de Árbitros, organizados pela FPR.
As relações com o Beira-Mar F C Gaiense foram consolidadas, sendo óptimos os pontos de contacto que se têm mantido, reforçados pela participação de membros do RVM nos Corpos Gerentes e Sociais do Clube.
O reconhecimento das entidades oficiais pelo trabalho que temos vindo a desenvolver tem sido apreciável, contudo não tem sido traduzido em expressivo apoio físico ou material ás enormes carências que manifestamos. É contudo justo de referir o cordial relacionamento com a C M Moita, as Juntas de Freguesia do Gaio/Rosário, Moita e Alhos Vedros
As parcerias com entidades privadas sofreram este ano um forte revês, muito pela situação económica difícil que se vive, mas mesmo assim não queremos deixar de referir o fortíssimo e incondicional apoio que algumas empresas nos têm brindado, e sem essas ajudas, provavelmente este projecto estaria em muito mau momento.
As relações com a Federação Portuguesa de Rugby, e com a Associação de Rugby do Sul, foram intensificadas e reforçadas, fruto de um diálogo aberto e franco que sempre mantivemos com estas entidades. Também as relações com os outros Clubes têm sido óptimas o que nos permite vir paulatinamente a reforçar o nosso prestigio e o nosso espaço no panorama do Rugby Nacional. De realçar na área da Formação, as parcerias que tivemos com o ERICEIRENSE, o VITORIA DE SETUBAL e o SL BENFICA para a participação das equipas de SUB 12, SUB 14 e SUB 18 no LisbonYounth Rugby Festival, que se realizou no período da Pascoa, no Estádio Nacional.
A Comunicação Social nomeadamente os Jornais locais como o Cais, o e o Jornal da Moita, bem como os Jornais On Line Rostos do Barreiro e o Rio Moita/Alhos Vedros têm vindo a dar cobertura a noticias e informações com bastante regularidade e interesse.
Finalmente, e apesar das dificuldades financeiras, o crescimento e a modernização do Parque Desportivo foi amplamente conseguido através da construção de um espaço para convívio e bem-estar, e com a construção do edifício da Secretaria e da Direcção.

By (João Luis Santos)

(Ler Mais...)

Sem comentários:

Enviar um comentário