08/04/10

A Hidratação do Atleta

Via E-mail recebemos esta informação, que achamos ser importante divulgar a todos.

" A HIDRATAÇÃO DO ATLETA

A gestão da ingestão de líquidos e electrólitos é provavelmente o aspecto mais negligenciado pelo atleta amador ou profissional.

Durante o desenvolvimento do exercício físico, a actividade metabólica pode aumentar até vinte vezes mais. Muita da energia dispendida, é libertada na forma de calor e este é proporcional á intensidade do exercício.
Este calor é dissipado do corpo do atleta quer por irradiação, quer pela evaporação do suor. Cada grama de suor evaporado, remove aproximadamente 0,6 kilocalorias, pelo que a sudação é a forma mais efectiva de transferência do calor do corpo para o meio ambiente.
A produção de suor é proporcional á subida da temperatura do corpo e pode exceder os dois litros por hora.
No atleta que não consiga por variadas razões, uma adequada termoregulação, o nível de perdas líquidas pelo suor pode ser superior ao nível de absorção de líquidos pelo intestino e nesta situação passa a haver um défice de água, instalando-se um estado de desidratação.
A desidratação deve ser sempre muito preocupante para o atleta de rugby, quer pelos inerentes riscos cardiovasculares, quer pela perda de desempenho (performance) que provoca.

NORMAS PARA CONTROLO DA DESIDRATAÇÃO
Duas horas antes do desenvolvimento da actividade física (treino ou jogo), o atleta deve ingerir dois bons copos de água ou de uma bebida dita “ sport drink “. Meia hora antes, deverá voltar a ingerir mais um bom copo. As “ sport drinks “ não podem ter mais de 8% de hidratos de carbono, de modo a não haver uma diminuição na sua absorção no intestino. Os sumos de fruta e as bebidas com frutose, não podem ser ingeridas pela mesma razão e por poderem provocar sérios problemas gastrointestinais durante o treino ou o jogo.
Durante o desenvolvimento da actividade física, o atleta tem necessidade de fazer ingestão a cada 15 / 20 minutos, de 200 ml de uma bebida que contenha sempre: 6 gr. de cloreto de sódio e de 60 gr. de glicose ou sacarose, por litro. Pode utilizar em alternativa, qualquer das “ sport drinks “ de qualidade existentes no mercado. O ATLETA NUNCA PODE BEBER ÁGUA SIMPLES.
Do mesmo modo não pode ingerir águas minerais e ou bebidas com gás, como laranjada, gasosa, cola, etc.

NORMAS PARA A REHIDRATAÇÃO
O atleta de rugby deve efectuar sempre, antes e depois do desenvolvimento do exercício físico, a sua pesagem e fazer o registo desta.
Por cada quilo perdido, deve efectuar nas 6 horas seguintes, a ingestão de 1,5 litros de uma bebida que contenha sempre: 6 gr. de cloreto de sódio e de 60 gr. de glicose ou sacarose, por litro. Pode ingerir água simples às refeições, desde que coma os alimentos com sal. "

[Direcção de edição - Francisco Santos Silva, Dr.]
Post Sponsor by: OLYMPICA INTERNACIONAL

Sem comentários:

Enviar um comentário