11/12/11

Uma vitória da equipa pela equipa


Quis o destino que na deslocação a Loulé fizessem parte da comitiva apenas 17 jogadores o que num jogo de combate como é o Rugby era já uma desvantagem pois reduzia a margem de manobra em caso de alguma eventualidade.
Mas tal como numa batalha apenas se contam as armas que temos no final, até lá lutamos nem que seja com unhas e dentes e foi precisamente o que esta EQUIPA fez, lutou desde do inicio até ao fim como equipa.

As indicações dos treinadores foram claras, jogo de avançados com apoio para fixar o adversário, mas acima de tudo saber defender, não contestar os rucks/mauls à toa e montar a linha defensiva, pressionar e placar.
Ainda no balneário num momento de concentração houve a leitura de uma mensagem do pai do Diogo D’Orey onde apelava para o espírito de equipa e foi com essa determinação que entraram em campo.

O jogo até começou bem com um ensaio do RVM e conversão do pontapé logo seguido da reacção do Loulé com várias tentativas de quebrar a linha de defesa e foi numa dessas tentativas que se lesionou o D’Orey mesmo em cima da linha salvando a equipa de sofrer um ensaio, as circunstâncias levaram a que tivéssemos que recorrer ao banco que já por si era reduzido em todos os aspectos pois só tínhamos o Simão para as linhas atrasadas, mas que apesar do seu tamanho sobe estar à altura cumprindo o seu papel.
O intervalo chegou com a equipa da Moita em vantagem por 0-7 tempo para dar indicações aos jogadores de que a segunda parte iria ser necessário um esforço adicional a defender pois o Loulé ia explorar o jogo ao largo e tentar chegar com a bola às pontas. Não podíamos deixar isso acontecer, a 1ª e 2ª linhas tinham que trabalhar ainda mais mantendo a posse de bola e a 3ª linha desdobrar-se para ajudar os ¾.

Aquilo que tinha sido uma demonstração de querer e entreajuda na primeira parte atingiu um patamar ainda maior na segunda com uma entrega digna de uma grande equipa conseguido manter o Loulé dentro do seu meio campo, com o resultado em 0-7 a equipa aproveitou uma penalidade que apesar de ser longe dos postes (lateral e perto da linha dos 10m),foi convertida de forma exemplar colocando o resultado em 0-10, o jogo desenrolava-se a um ritmo intenso com muita pressão defensiva de ambas as partes, marcando o Loulé um ensaio nessa altura com uma jogada pela tal ponta, aproveitando uma das poucas falhas da defesa do RVM.
Apesar da diferença pontual favorável ao RVM o adversário tentava explorar a aparente fraqueza e levar o jogo para as pontas, mas com uma placagem determinante a colocar o atleta de Loulé para fora da linha a equipa mantêm-se firme a defender e volta a marcar um segundo ensaio, convertendo o pontapé aumentando o resultado para 7-17.

Com o tempo a contar a nosso favor pois obrigava o adversário a marcar pelo menos duas vezes, o que, da forma como os nossos estavam a defender não se perspectivava tarefa fácil e assim foi, a luta manteve-se até ao último minuto com o anunciar da bola de jogo numa penalidade a 10 metros da linha de ensaio do Loulé.
Podiam por a bola para fora e acabar com o jogo logo ali, mas não, acreditaram que conseguiam marcar mais um ensaio e com esse querer entraram literalmente pela defesa do Loulé que nada pode fazer para evitar o ensaio terminando o encontro com o resultado de 7-22.

De salientar a forma unida como entraram em campo jogando colectivamente com decisão, coragem e intensidade, souberam ser uma equipa e jogar como equipa, cumpriram o que lhes foi pedido pelos treinadores e executaram em campo.
Por vezes existem jogos em que fazemos tudo bem, jogamos bem, placamos bem mas não ganhamos pois não temos a capacidade de nos adaptar ao sistema de jogo do adversário, mas neste jogo para além de sabermos adaptar ao jogo crescemos todos como EQUIPA, essa sim, foi a nossa maior vitória desta viagem a Loulé.
A todos aqueles que não puderam estar em campo e particularmente para o D'Orey as rápidas melhoras, estou certo que de uma certa forma também vocês entraram em campo connosco e fizeram parte desta vitória da equipa pela EQUIPA.

P.S. Amaral, temos que nos chegar à frente e pagar o jantar a esta malta bem merecem.
Oh! Amaralzinho vais ficar lindo todo rapadinho.

R Rugby V Vila M Moita OOOOLLLÉÉÉÉ

2 comentários:

  1. Parabéns pela excelente vitória. É certamente fruto do bom trabalho ralizado pela equipa técnica. Parabéns também pelo texto. Força para a nova fase que aí vem.
    Abraço,
    João Campos "BãO"

    ResponderEliminar