17/11/11

Rugby, Pick and Go



Pick And Go

Para um efectivo pick and go é necessária uma rápida e precisa reciclagem de bola, rapidez, força, disciplina de jogo, apoio eficaz, opção de passe e muita paciência.
É um movimento que quando efectuado correctamente (sem faltas e sem perda de bola) destabiliza e desgasta a defesa adversária acabando por dar os seus frutos.
Neste sentido a selecção do alvo exacto para o primeiro ataque é crucialmente importante, atacando os espaços, e não os defensores.
Não adianta ir de frente a um defensor, deslocar e ou desestabilizar a linha de defesa, se o ataque não é transformado em vantagem garantindo sempre a posse da bola, mantendo a calma, aguardando o momento exacto para alcançar o objectivo, como por exemplo um ensaio um drop ou mesmo aguardado pelo final do jogo como fez a Nova Zelândia na final do Mundial de Rugby contra a França.
Os ataques não devem limitar-se aos avançados, os centros e os asas podem trazer valor acrescentado para a Pick and Go aproveitando sua velocidade e agilidade.
O formação deve apoiar as investidas, mas só recolhendo a bola após estar tudo “controlado” .
De resto compete á defesa manter também uma extrema concentração, rapidez nas placagens impedindo que o ataque consiga ser efectivo e ter em mente a necessidade de “roubar” a bola o mais rápido possível…


Para exemplificar aqui fica um vídeo, via RugbyDump.
Impressionante...


Heineken Cup
12 Nov. 2011
Munster Rugby vs Northampton Saints - [23-21]





Video via [RugbyDump]
Drop de
Ronan O'Gara

Sem comentários:

Enviar um comentário