13/11/11

Pouco se aprende com a vitória, mas muito com a derrota.


"Pouco se aprende com a vitória, mas muito com a derrota"
Provérbio japonês

Nas grandes batalhas da vida, o primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer, mesmo que tenhamos sentido o amargo da derrota, o desejo desta equipa dentro do campo foi sempre de vitória, nunca baixou os braços e lutou até ao fim.

Apesar de termos perdido o jogo, ganhamos uma equipa, esta foi a mensagem que foi transmitida aos jogadores no final do jogo pela equipa técnica, pois quem esteve presente ontem no Campo do Gaio pode presenciar a um bom jogo de rugby por ambas a equipas mas a um desempenho pobre da arbitragem.

Uma das diferenças que o rugby têm para as outras modalidades é o papel do árbitro na sua imparcialidade e pedagogia, mesmo em confrontos ao mais alto nível onde este elemento conduz a partida dialoga com os jogadores e seus capitães, explicando-lhes o que está a marcar e porquê, mas para isso é necessário conhecer as regras.
Inventar só por querer ser o protagonista na partida numa afirmação de autoridade máxima do género “quero, posso e mando, e ainda penalizo se não for assim como eu digo”.

Pergunto, faz sentido?
Ainda para mais num jogo de miúdos?
Não seria pedagógico explicar o que está mal ao invés de marcar um ensaio de penalidade numa clara demonstração de autoridade só porque os miúdos não fizeram o que o senhor achava que devia ser feito, baseado em que regra foi marcado este ensaio?
Que resposta vamos dar a estes miúdos quando no próximo treino nos perguntarem o que se passou, qual foi a falta que fizeram?

Manifesto por isso o meu apreço a todos os jogadores, pelo empenho e elevado sentido de responsabilidade colectiva com que se distinguiram neste jogo.
Esse feito só foi possível com o enorme esforço, dinamismo e elevado espírito de equipa de todos permitindo-nos dar a volta e reagir mesmo contra tudo e contra todos e de certeza que é com este espírito vencedor, de grande motivação e de querer que iremos entrar em campo no próximo jogo, pois conhecemos a vitória mas também sabemos como reagimos na derrota.

Foto Report [Aqui]

Sem comentários:

Enviar um comentário