06/05/11

O jogo da parede de Eton...

...rugby, futebol?

Não se trata de rugby,é “o jogo da parede de Eton”,um jogo local com origem no século XVIII,trata-se de um dos jogos com bola jogados nas faculdades inglesas, alguns deles evoluíram para desportos universais como o futebol e o rugby tal como os conhecemos, outros estão associados a um lugar específico onde são praticados como “o jogo da parede” em Eton.
O Colégio de Eton tem uma longa lista de alunos e ex-alunos famosos, incluindo dezenove ex-primeiros-ministros britânicos e os dois actuais príncipes do Reino Unido, o herdeiro do trono britânico, príncipe William e o seu irmão príncipe Harry.

Não se sabe exatamente quando o jogo da parede de Eton Wall foi jogado pela primeira vez, mas o primeiro relato é de 1766. O primeiro do jogo do dia de St. Andrew — entre os Collegers e o Oppidans — foi, provavelmente, em 1844. As regras devem ter sido acordadas então, mas na verdade só cinco anos mais tarde é que foram impressas ou publicadas.
As regras foram revistas periodicamente desde 1849, mas o jogo continua essencialmente na mesma. O campo de jogo é uma faixa relativamente estreita, cerca de cinco metros de largura, ao longo de uma parede de tijolos não muito rectos, construída em 1717 com cerca de 110 metros de ponta a ponta. Como em todas as formas de futebol, cada equipa tenta levar a bola até á área adversária e, em seguida, marcar.
Aos jogadores não é permitidos segurar a bola, não pode tocar no chão com qualquer parte de seus corpos excepto pés e mãos, não é permitido agredir ou agarrar os seus adversários, e são extremamente rigorosas as regras de fora de jogo (não se pode passar ao mesmo, nem para a frente); para além disso vale quase tudo.

Cada fase do jogo começa com um “bully” e seis dos dez jogadores de cada lado formados contra a parede uns contra os outros, a bola é lançada, e começa a disputa. O jogador em posse da bola assume a posição de quatro, com a bola os seus pés ou sob os seus joelhos. Os jogadores da sua equipa tentam apoiá-lo, impedindo a oposição de forma a estabelecer uma posição que possa passar a bola. Ocasionalmente a bola torna-se 'solta' e um jogador pode chutá-la para fora do jogo: o próximo “bully” forma no lado oposto onde a bola pára ou é interrompido o jogo — ao contrário do que acontece no futebol ou rugby.
Em cada extremidade da parede há uma área especial conhecida como 'calx'. Quando o jogo atinge esta área, as regras alteram ligeiramente (o passe para o mesmo é legal, por exemplo) e o lado ofensivo pode marcar. Os atacantes tentam levantar a bola do chão contra a parede e tocá-la com a mão.
Eles gritam "Got it!" e se o árbitro estiver concordar que tudo está correcto grita "Shy!" e concede-lhes um “shy”, vale um ponto. Atacantes podem tentar lançar para o golo que vale mais nove pontos (a baliza é uma porta do jardim em uma extremidade e uma árvore no outra). Shies são relativamente comuns, talvez uma meia dúzia por ano, mas os golos são muito raros— o último foi no dia de St. Andrew em 1909.

Sem comentários:

Enviar um comentário