10/01/11

Cronica de um treinador

Durante o fim de semana passado o Rugby Vila da Moita recebeu o estágio da Associação Rugby do Sul com vista a convocar duas equipas do escalão Sub 14 que irão representar Portugal no Torneio de Valladolid no próximo fim de semana.
No início da época tive o privilégio de ser convidado para fazer parte da equipa técnica da ARS e desde então tenho participado nos vários estágios de aperfeiçoamento que esta associação têm vindo a realizar ao longo dos meses.
Estes estágios de aperfeiçoamento foram a base para a convocatória deste estágio que durou dois dias, Sábado e Domingo , tendo iniciado com a recepção dos 60 atletas vindos dos clubes que fazem parte da ARS, região sul que abrange desde Caldas da Rainha até Loulé.

Após palestra onde foram apresentados os objectivos e a equipa técnica iniciou-se o treino com duas voltas ao campo onde foi pedido aos atletas para apresentarem-se mutuamente, seguido de curto jogo para aquecimento onde o portador da bola não podia correr e só podia passar a bola ao pé.
Efectuada a divisão dos atletas por quatro grupos foram distribuídos por estações onde trabalharam técnicas individuais de passe, evasão, contacto e placagem, com um sistema de rotação todos os atletas puderam aperfeiçoar a sua técnica individual através de feedbacks que lhes foram fornecidos durante a manhã.
Após almoço foram criadas duas estações e uma zona de jogo onde se trabalhou técnicas colectivas e situações de jogo de forma dirigida, tal como no período da manhã os atletas foram rodando executando contacto, maul, ruck, apoio, continuidade, aplicando essas mesmas técnicas na zona de jogo.
Apesar do terreno pesado devido à intensa chuva que nas ultimas semanas se fez sentir o primeiro dia de treino terminou com o jantar no Restaurante O Tabernão e o merecido descanso no Pavilhão Municipal gentilmente cedido pela Câmara Municipal da Moita que nos visitou durante a tarde representada pelo Sr. Vice Presidente Rui Garcia.

Com a ajuda do comércio local e da Latocgal - MIMOSA foi possível ao RVM fornecer o pequeno almoço a toda a comitiva que iniciaram o dia com trabalho por sectores tendo sido divido o grupo em avançados e ¾ face as especificidade das posições. Uma manhã em que a informação sobre postura corporal, segurança na execução de uma formação ordenada nos avançados e passe, apoio, linhas de corrida nos ¾ foi muito importante para definir e avaliar o nível técnico de cada atleta.
Após o esforço físico matinal uma merecida pausa para o almoço no Tabernão, foram organizadas duas equipas para o período da tarde onde se realizaram vários jogos com duração de 12 minutos em campo inteiro, com arbitragem da Maria Heitor arbitro oficial da FPR possibilitando aos jogadores por em prática todas as técnicas que foram abordadas numa situação real de jogo.

A observação feita pelos técnicos, juntamente com a informação já recolhida em estágios anteriores e após reunião foram escolhidos 41 jogadores que irão representar a ARS no Torneio de Valladolid tendo sido convocados os dois atletas do RVM, Diogo Baptista e Fábio Fechas que desde já dou os parabéns assim como ao João Santos inicialmente convidado passou a pré-seleccionado o que demonstra que se aplicou com é seu apanágio .
Foi um fim de semana de grande importância para o RVM que fez um esforço enorme para trazer este estágio para a Moita, um agradecimento ao comércio local, à Lactogal e em especial ao Evandro Maria do Tabernão, à Salete e ao presidente Valter entre outros que foram incansáveis para que tudo corresse bem.
Agradeço também à ARS e toda a equipa técnica presente que me proporcionou esta experiência enriquecedora tanto do ponto vista humano como desportivo.

Obrigado
António Pereira

Sem comentários:

Enviar um comentário