02/01/11

Conselhos para o Ano Novo

A nutrição desempenha um papel importante na carreira dum jogador de rugby, devendo ser uma preocupação diária consumir alimentos e líquidos de forma equilibrada.
Juntamente com um regime de formação regular, uma alimentação correcta faz com que o corpo e a mente sejam mais eficazes, não só a produzir resultados nos treinos, mas no campo de jogo.
Existem inúmeros alimentos que são aconselhados para a dieta dos jogadores, uns mais importantes que os outros.
Hidratos de carbono
São alimentos que devem consumidos regularmente na dieta, são o grupo de alimentos que melhor produzem fonte de energia ao organismo.
Ao pequeno-almoço, comer cereais e pão, ricos em hidratos de carbono.
Entre as refeições consumir barras de muesli, bolachas, frutas etc
Nas refeições principais, comer massas, arroz, batata, etc, além de legumes.
Estes alimentos vão ajudar os jogadores a recuperar e preparar-se para a actividade física e melhorar ganho muscular.
Hidratação
Níveis baixos de hidratação podem afectar a capacidade mental dos jogadores de rugby na tomada de decisões. Manter uma boa hidratação pode melhorar a concentração e a resistência.
Consumir 1,5 a 2 litros de água por dia para manter os níveis elevados.
Duas horas antes da hora de jogo, beber meio litro de água para melhorar a estabilidade física e a concentração
Nas refeições e lanches, tentar incluir um copo de água.
Alimentos ricos em proteína
Comer quantidades moderadas de alimentos ricos em proteína para equilibrar a dieta.
Quantidades moderadas de alimentos como carnes, peixes e produtos lácteos adicionam o equilíbrio da dieta, mas devem ser controladas, pois estes alimentos não são a principal fonte de energia.
Frutas e legumes
Frutas e legumes desempenham um papel vital na dieta de cada pessoa e são essenciais para a energia. Consumir cinco ou mais porções de frutas e vegetais por dia, além de sua exigência de alimentos de hidratos de carbono podem fortalecer os músculos, prevenir a doença e ajuda o corpo na recuperação.
Alimentos baixos em gordura
São denominados como alimentos baixos em gorduras, igualmente chamados como alimentos light que podem ser consumidos entre as refeições sem adicionar peso corporal desnecessários. Alimentos como frutas frescas, barrinhas de cereais, frutas secas etc podem ser consumidas durante o dia, dando ao corpo energia suficiente quando necessário.
Evitar
Alimentos gordos antes e durante o exercício, treino e competições.
Grandes quantidades de álcool, podem levar a uma lenta recuperação de lesões, aumentam o peso corporal e níveis de hidratação pobre.
Hidratos carbono à noite também podem adicionar peso indesejado.
Excessivas quantidades de alimentos ricos em proteínas podem produzir gordura e calorias.

Uma correcta nutrição é de extrema importância no desporto, devendo os jogadores seguirem directrizes correctas no consumo de alimentos e líquidos, fitness e treino podem tornar muito mais fácil a vida do atleta e aumentar os níveis de motivação.

Sem comentários:

Enviar um comentário