23/12/10

Projecto Nestum Rugby nas Autarquias

TAG RUGBY

Inserida no Projecto Nestum Rugby nas Autarquias, e através da ARS (Associação de Rugby do Sul), na pessoa do professor Mário Pato (Director técnico Regional) decorreu na Moita uma acção de formação de TAG RUGBY, nas instalações da ETPM (Escola Técnica Profissional da Moita) destinada a professores das AEC´s (Actividades de Enriquecimento Curricular) da Moita.
Esta formação foi dividida em duas sessões, sendo uma teórica com a apresentação da metodologia do ensino (Nível introdutório) e apresentação do regulamento da competição de TAG RUGBY, sendo fornecida a necessária documentação para apoio.
A 2ª sessão foi essencialmente prática, tendo a participação de cerca de 10 formandos sendo dois deles elementos do RVM (Rugby Vila da Moita).
Esta acção visa a formação de professores do 1º Ciclo das AEC´s (Actividades de Enriquecimento Curricular) do conselho da Moita, no sentido de divulgar e promover a modalidade de rugby no meio escolar em sintonia com finalidades e orientações do Desporto Escolar estabelecendo também uma ligação entre as escolas e os clubes, neste caso com o Rugby Vila da Moita, no sentido de orientar os alunos para a prática de rugby.
Após esta fase (FASE I) de informação/formação professores, pretende-se que os professores fiquem habilitados a desenvolver o TAG RUGBY nas suas aulas de Educação Física (FASE II) de modo a prepararem as suas turmas (do 3 e 4º Ano) para a participação de um torneio concelhio de TAG RUGBY.
Esta será a (FASE III) em que o Rugby Vila da Moita para além do apoio que seja solicitado pelas escolas/professores nas fases anteriores, colocará o seu complexo á disposição para a realização do referido torneio/convívio.
De referir que no final da formação foram entregues os diplomas de participação e um kit NESTUM TAG RUGBY.
Sobre o Projecto Nestum Rugby nas Autarquias:
Muito resumidamente este projecto foi desenvolvido pela Federação Portuguesa de Rugby (FPR), através da Associação de Rugby do Sul no sentido de introduzir o rugby nas escolas do 1º Ciclo, a que deram o nome de “Nestum, Rugby nas Autarquias”, com o apoio da NESTUM, a qual assegura que todas as escolas que adiram ao projecto recebam um Kit com material para a prática de TAG RUGBY.

Para terminar, fica aqui também a disposição do Rugby Vila da Moita em participar mais activamente neste ou outros projectos relacionados.
Como exemplo disso e no âmbito das férias escolares, o RVM vai no próximo dia 29 (quarta-feira), fazer uma actividade em conjunto com professores e alunos da ETPM no sentido de sensibilizar os jovens na prática do rugby, levando atletas e técnicos, até às instalações da escola, para uma manhã diferente…
jogar rugby!!!


Projecto Nestum nas escolas - [Aqui]
Regulamentos Tag Rugby [Aqui]
Vídeo promocional [2008/2009]



Sem comentários:

Enviar um comentário