28/12/10

Fernando Lince...

O Homem e o Desportista


[Fernando Lince - Fevereiro de 1983 Capitão da Equipa do Rugby Clube do Barreiro
a disputar o C N 2ª Div Nacional - aos 53 anos de idade.]


É uma honra para o Rugby Vila da Moita ser o natural herdeiro de uma geração que, comandada pelo Eng. Fernando Lince, criou, implementou e desenvolveu a prática do Rugby no Distrito de Setúbal.
Nos idos anos 70 o Rugby não existia na margem sul do Tejo, e foram alguns engenheiros que trabalhavam na CUF do Barreiro e que haviam praticado esta modalidade em Lisboa, que se aventuraram a criar uma secção de Rugby no então Grupo Desportivo da CUF.
Entre outros figuram nomes como o Eng. José Maria Nunes, o Eng. José Bento dos Santos, o Eng. João Aranha e claro o Eng. Fernando Lince.
Perante as dificuldades em manter uma equipa competitiva no seio do GD CUF, na altura uma das equipas de Top no Futebol Nacional, um grupo de resistentes, comandados por Fernando Lince funda o Rugby Clube do Barreiro, que se manteve em actividade por quase duas décadas.


[ Anos 80/90 - Equipa do RCB no campo do Gaio, (actual campo do Rugby Vila da Moita).]

Ver post "E quando tu eras assim..."


Com o 25 de Abril, Fernando Lince é designado Presidente da Federação Portuguesa de Rugby, onde se manteve durante um ano muito conturbado e de difícil gestão, por falta de recursos financeiros e humanos.

De regresso ao seu RCB, capitaneia, treina e dirige o Clube tendo conseguido levá-lo a Campeão Nacional da 2ª Divisão e por consequência a sua participação no CN da 1ª Divisão na época 1975/1976.
Nada que Fernando Lince não estivesse habituado, uma vez que anteriormente no C F “os Belenenses” jogou e foi Campeão Nacional da I Divisão .
Por este Clube foi internacional AA e disputou a Final da Taça Ibérica.
Em 1953 participou na Selecção Nacional que disputou o Campeonato da Europa em Madrid.
Homem de forte carácter, personaliza como ninguém o Espírito do Rugby que agora na Moita se quer perpetuar com a criação do prémio que transporta o seu nome.


[2010 Jantar de Natal do RVM - Da Esqª. para a Dirtª. José Rosado, Valter Rodrigues, Fernando Lince e João Luís.]


[João Luís Santos]
Artigos relacionados:
E quando tu eras assim... Equipa do RCB anos 80/90
Prémios Fernando Lince - Jantar do RVM 2010

Nota:
Continuamos á espera de fotos, testemunhos e ou informação referente ao RCB para podermos publicar aqui e no Site...

contacto via mail: rvmformacao@gmail.com

Obrigado

Sem comentários:

Enviar um comentário