26/04/10

Maria és a nossa bandeira

Domingo,25 de Abril 10:00 horas da manhã, local Agronomia-Tapada da Ajuda.
Inicia-se o treino efectuado pela ARS, com vista a formar uma equipa de 1ºano do escalão sub 14 para o torneio JP em Coimbra, orientado pelo Prof. João Moura foi levado a cabo um treino intenso com enfoque nas dominantes técnicas e organização de jogo.
Entre 34 miudos de varios clubes existia pela primeira vez uma menina nestas selecções de seu nome Maria Garcia do clube Rugby Vila da Moita. E que bem que esta guerreira se bateu e conseguiu lutar pelo seu lugar, com uma entrega própria de quem conhece esta jogadora.
Aos poucos perdeu a timidez por ser a única, entre olhares de estranheza por verem uma miuda a placar, passar, avançar e enfrentar os obstaculos na sua frente.
Pois é, a Maria é tão valida como outro jogador qualquer porque têm formação desde o inicio deste recente clube e sempre fez parte desta equipa, sem nunca se negar a nada apesar das provações, superando comentários doutros jogadores que não estavam habituados a ver uma miuda num mundo dito de homens.
És a nossa bandeira porque não só consegues ganhar o teu espaço, assim como demonstrar que o rugby não é apenas um jogo de rufias jogado por pessoas de bem, mas tambem por mulheres de garra que são verdadeiras senhoras deste jogo impressionante. És a nossa esperança para que o futuro se possa alterar, porque a realidade é bastante penalizadora para outras Marias que surgem pelo País fora, pois actualmente existe um lapso de competições/formação desde os escalões sub 12 até as equipas seniores femíninas, que põe de parte estas jogadoras. Há que repensar estas situações para que muitas Marias se possam afirmar e jogar um jogo que tanto amam.
As minhas desculpas aos outros dois jogadores do RVM, Fábio Fechas e Diogo Batista que se esforçaram e trabalharam sobre um calor abrasador para dignificar as cores deste clube (apesar deste ultimo se ter lesionado no inicio deste treino, as suas rápidas melhoras) mas tinha que fazer esta referência.

Obrigado Maria por seres a nossa bandeira, a nossa alma pela tua entrega, a nossa voz a voz de todos nós Rugby Vila da Moita.

Boa Sorte a todos,
António Pereira

[Fotos: Salete]
Album de fotos [AQUI] 

2 comentários:

  1. Merce bem esta referência.
    E talvez quem tem poder para decidir "REPENSE" a situação do rugby feminino... Não tem lógica nenhuma parar no escalão U14 E só comoeçar no U18. É muito tempo para um atleta estar ausente, originando o inevítável... Perde o rugby e perde o atleta.

    ResponderEliminar
  2. Estou tão orgulhosa desta miúda!! Raras são as miúdas capazes de se entregar a este jogo como ela é, admiro-a imenso por isso.

    RVM para a vida.

    ResponderEliminar